Encontros do Olhar



Programa

21 OUT—21:00 

Descolonizar/Reativar: Arquivos e Representação

Awa Konaté e Ben Krewinkel
Desirée Desmarattes (moderação)

18 NOV—21:00

Fotografia e Ativismo Social

Anthony Luvera

27 JAN—21:00 

Commissioning Photography

Emma Bowkett e Josh Lustig

24 FEV—21:00

Feminino e a Construção Social

Haley Morris-Cafiero

24 MAR—21:00

Fotografia e a Comunidade

Jim Goldberg e Alessandra Sanguinetti

28 ABR—21:00

Photobook à La Portugaise

Archivo, Pierrot Le Fou, STET e XYZ Books
Pablo Berástegui (moderação)




EDO 2021-22
Sobre
Open Call
Photo Quiz
Equipa
Contato


Pt / En





Rua da Vitória, 129
4050-634 Porto

223 326 875 / 914 103 503
ipf.edo@ipf.pt
ipf.pt

Instagram
Facebook

Instituto Português de Fotografia

Mark

IPF



O Instituto Português de Fotografia (IPF) é a primeira e mais antiga escola de fotografia em Portugal. Nasceu em Lisboa há mais de 50 anos e desde o ano 2000 que abraça o coração da cidade do Porto, na freguesia da Vitória. Não o referimos por uma questão de vaidade, mas sim para que cada vez que o fazemos, nos recordarmos da nossa responsabilidade no panorama da fotografia em Portugal e mais além.

Aliado ao ensino está o compromisso da promoção cultural em torno da fotografia e da imagem, dos seus autores, pensadores, interessados por esta arte e público em geral.

No IPF, sempre olhamos para a atividade cultural não apenas como um dever, mas vimo-la sempre com um enorme sentido de gratidão por aqueles que, em conjunto com o IPF, querem levar a fotografia a mais públicos.

Ao longo dos últimos anos a programação cultural contemplou diferentes formatos, variadas temáticas e múltiplos convidados, sempre pública e gratuita. No passado recente, tivemos a capacidade de abraçar as novas tecnologias, demos mais voz à nossa comunidade escolar e democratizamos a visibilidade dos nossos alunos e dos jovens recém-formados, com o projeto “A minha fotografia tem voz”. Demos som às “Conversas com” dos nossos formadores. Fizemos em modo virtual a “Expo IPF” com os trabalhos dos alunos finalistas do Curso Profissional de Fotografia. O blogue tem conteúdos mais frequentes e a newsletter é mais regular.

Dando continuidade a um ciclo de conferências que iniciámos em 2005, apresentamos agora uma nova edição dos Encontros do Olhar sobre o tema Fragilidade e Transitoriedade, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Este é um ambicioso programa cultural que trará ao Porto vários fotógrafos e artistas nacionais e estrangeiros de renome, que aqui apresentamos.

Aceite o desafio e marque presença nas diferentes sessões. Contamos consigo.

A Direção do
Instituto Português de Fotografia