IPF
O Instituto Português de Fotografia (IPF) é a primeira e mais antiga escola de fotografia em Portugal. Nasceu em Lisboa há mais de 50 anos e desde o ano 2000 que abraça o coração da cidade do Porto, na freguesia da Vitória. Não o referimos por uma questão de vaidade, mas sim para que cada vez que o fazemos, nos recordarmos da nossa responsabilidade no panorama da fotografia em Portugal e mais além.
Aliado ao ensino está o compromisso da promoção cultural em torno da fotografia e da imagem, dos seus autores, pensadores, interessados por esta arte e público em geral.
No IPF, sempre olhamos para a atividade cultural não apenas como um dever, mas vimo-la sempre com um enorme sentido de gratidão por aqueles que, em conjunto com o IPF, querem levar a fotografia a mais públicos.
Ao longo dos últimos anos a programação cultural contemplou diferentes formatos, variadas temáticas e múltiplos convidados, sempre pública e gratuita. No passado recente, tivemos a capacidade de abraçar as novas tecnologias, demos mais voz à nossa comunidade escolar e democratizamos a visibilidade dos nossos alunos e dos jovens recém-formados, com o projeto “A minha fotografia tem voz”. Demos som às “Conversas com” dos nossos formadores. Fizemos em modo virtual a “Expo IPF” com os trabalhos dos alunos finalistas do Curso Profissional de Fotografia. O blogue tem conteúdos mais frequentes e a newsletter é mais regular.
Dando continuidade a um ciclo de conferências que iniciámos em 2005, apresentamos agora uma nova edição dos Encontros do Olhar sobre o tema Fragilidade e Transitoriedade, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Este é um ambicioso programa cultural que trará ao Porto vários fotógrafos e artistas nacionais e estrangeiros de renome, que aqui apresentamos.
Aceite o desafio e marque presença nas diferentes sessões. Contamos consigo.
A Direção do
Instituto Português de Fotografia