Encontros do Olhar

Mark

24 Fev 2022—21:00
Feminino e a Construção Social

Nesta conversa, Haley Morris-Cafiero vai discutir como usa a fotografia performativa para desafiar atos discriminatórios estabelecidos pela sociedade, mantendo invisíveis as pessoas que existem fora das normas desta sociedade. A artista vai partilhar as raízes das suas práticas performativas e como encontrou uma voz ativista através do seu trabalho. Feminino e a Construção Social, debruça-se sobre diversos projetos, alguns nunca apresentados, que incorporam práticas de colaboração e inteligência artificial.

Steam, 2017 da série The Bully Pulpit © Haley Morris-Cafiero

Haley Morris-Cafiero, parte artista, parte provocadora, parte espectadora, usa a sua fotografia como voz ativista para combater a discriminação e a invisibilidade social. As fotografias de Morris-Cafiero foram amplamente exibidas em exposições individuais e coletivas em todo o mundo, e foram apresentadas em vários jornais, revistas e online incluindo Le Monde, New York Times e Salon. Nascida em Atlanta, EUA, é licenciada na Universidade da Flórida do Norte, onde obteve um BA em Fotografia e um BFA em Cerâmica em 1999. Nomeada para o Prix Pictet em 2014 e para o Deutsche Börse Photography Foundation Prize (longlist) em 2021 e finalista da BMW Residency 2020, Morris-Cafiero tem um MFA da Universidade do Arizona em Arte. A Magenta Foundation publicou a sua monografia, The Watchers, em 2015 e a Fall Line Press publicou a sua segunda monografia, The Bully Pulpit, em 2019. O seu trabalho está incluído na publicação Photography - A Feminist History de Emma Lewis, de 2021, publicada pela Tate. Morris-Cafiero é representada pela galeria TJ Boulting em Londres e é Professora Associada de Fotografia na Universidade de Northampton, no Reino Unido. Encontra-se a fazer o doutoramento na Universidade de Westminster.

Mark

21.10.2021—26.05.2022