Encontros do Olhar



Programa

21 OUT—21:00 

Descolonizar/Reativar: Arquivos e Representação

Awa Konaté e Ben Krewinkel
Desirée Desmarattes (moderação)

18 NOV—21:00

Fotografia e Ativismo Social

Anthony Luvera

27 JAN—21:00 

Commissioning Photography

Emma Bowkett e Josh Lustig

24 FEV—21:00

Feminino e a Construção Social

Haley Morris-Cafiero

24 MAR—21:00

Fotografia e a Comunidade

Jim Goldberg e Alessandra Sanguinetti

28 ABR—21:00

Photobook à La Portugaise

Archivo, Pierrot Le Fou, STET e XYZ Books
Pablo Berástegui (moderação)




EDO 2021-22
Sobre
Open Call
Photo Quiz
Equipa
Contato


Pt / En





Rua da Vitória, 129
4050-634 Porto

223 326 875 / 914 103 503
ipf.edo@ipf.pt
ipf.pt

Instagram
Facebook

Instituto Português de Fotografia

Mark

21 OUT 2021—21:00
Descolonizar/Reativar: Arquivos e Representação




James Barnor: Accra/London - A Retrospective (Vista instalação, 19 Maio – 24 Outubro 2021, Serpentine) © Zoe Maxwell


Awa Konaté, dinamarquesa-marfinense, vive e trabalha entre Londres e Copenhaga, é curadora independente, investigadora e fundadora da plataforma de investigação Culture Art Society (CAS). A sua prática curatorial foca-se em paradigmas descoloniais para tornar acessíveis e evidenciar a historiografia da arte, teoria e práticas de artistas negros e africanos da diáspora na programação pública e exposições.

Konaté é especialista em fotografia, cinema e outras práticas baseadas nas lentes, destacando em primeiro plano os arquivos como parte da sua metodologia curatorial com vista a repensar e facilitar diferentes abordagens para o envolvimento institucional e do público em produções culturais africanas. Trabalhou com instituições como Serpentine Galleries, The Danish Film Institute, CIRCA, e os seus textos foram publicados por Third Text, Phaidon, Paletten Art Journal, entre outros. Atualmente, lidera a residência de investigação curatorial da CAS com The Showroom Gallery em Londres.



Coiffures traditionelles et modernes au Mali. Editions Populaires du Mali and Editions Delroisse, Paris n.d. (c. 1975) © Mamadou Kone

Ben Krewinkel, (Maastricht, 1975) trabalha com o seu material de arquivo e de outras coleções públicas e privadas. Depois de estudar história (tese sobre o papel das mulheres na luta pela independência em Moçambique) e estudos fotográficos (tese sobre a representação dos “Brancos Pobres” na África do Sul no Século XX), o seu trabalho foca-se na conexão entre questões históricas e sociais, com ênfase na África e na diáspora africana. Publicou dois livros A Possible Life. (nomeado para o DutchDoc Award, 2012) e Looking for M. (2014), uma viagem visual por Moçambique.

Para além da sua prática, leciona fotografia na Escola de Jornalismo de Utrecht e trabalhou durante quatro anos na Academia Real de Arte em Haia. É também contratado pelo Stadsarchief Amsterdam (Arquivos da Cidade de Amesterdão) como membro do comité para o Photo Assignment anual de fotografia documental. Trabalhou como curador e designer de exposições e livros para vários artistas e organizações.

Atualmente, encontra-se ocupado com o projeto Africa in the Photobook, que trata da mudança da representação visual de África expressa através do foto-livro.

Como colecionador e proprietário de uma coleção particular de livros, escreve regularmente sobre a coleção e colabora com outras organizações. Por exemplo, esteve envolvido na exposição e no livro Photobook Belge (2019) e em várias exposições e palestras sobre (partes da) coleção. Atualmente, colabora com a editora parisiense Delpire & Co. numa publicação e exposição que estão previstas para o final de 2022 ou 2023.


Desirée Desmarattes é um dos membros fundadores do InterStruct Collective. Os seus tópicos de pesquisa incluem pós-colonialismo, transnacionalismo e identidade na arte visual e contemporânea. Concluiu o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A sua tese versou os legados in/visíveis de um passado colonial no espaço público do Porto. Licenciou-se em Estudos de Arte e Estudos Linguisticos Franceses na Universidade Duisburg-Essen com intercâmbio, em Fotografia na Marmara University Istanbul.




Mark